Sobre a transubstanciação da Eucaristia o protestante fez algumas objeções como provar o nosso dogma de fé: Se a transformação ocorre na matéria, deveria ocorrer no nível atômico, pois qualquer livro de física ensina que qualquer base da matéria é o átomo. Sendo assim, a substância seria a matéria qualitativa. Por outro lado, para explicar um milagre é preciso uma revelação de Deus e que os homens constate.
Primeiramente, a metafísica não é o mesmo que ciência, logo a primeira pode haver uma substância sem matéria, como os anjos. Segundo, a transubstanciação se passa por um milagre invisível sustentada pela fé, a metafísica apenas esclarece a mesma fé: os acidentes do pão e do vinho permanece, enquanto a carne e o sangue é sua substância. Como Deus é a causa primeira de todas os seres, pelo seu poder, a substância altera e permanece os acidentes. Portanto, não se trata de conversão segundo as leis da natureza, mudando sua forma, mas sobrenatural, de modo que altera a natureza do ser.
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